terça-feira, 22 de abril de 2008

SÉRGIO SILVA 2008 - PARTE FINAL

Acabou mais uma edição do Campeonato Nordeste de Natação – Troféu Sérgio Silva, em Natal/RN. Foram cinco dias excepcionais, não apenas pelos bons resultados dos atletas da AGITAÇÃO/IATE, mas também pela união, entrosamento, diversão e alegria do grupo. Como tinha prometido, sempre ao final de cada competição, escreverei aqui meus comentários sobre o evento.

Podemos analisar um bom resultado utilizando alguns pontos que considero de grande importância para termos sucesso em competições fora de casa. São eles: Análise Técnica – estilos, aplicação do que treinamentos, garra e tempos; Integração – união, amizade, companheirismo, respeito, disciplina e educação; e a Sociabilização – diversão, alegria e descontração. De uma forma geral, posso afirmar com toda certeza que todos os pontos citados acima foram atingidos.

ANÁLISE TÉCNICA
Participar de uma competição fora de nossa casa é sempre um desafio. Mudamos nossos hábitos de sono e alimentação, há mudança no clima, no relaxamento e principalmente há falta do apoio familiar mais próximo. Por causa dessas mudanças, melhorar nossos tempos não é uma tarefa fácil. Durante o Troféu Sérgio Silva, pude perceber que todos os atletas tiveram grande capacidade de superar estes obstáculos e obtiveram grandes resultados. Tecnicamente, os erros foram minimizados e alguns detalhes conversados com os atletas antes e logo após as suas provas. A garra dos atletas também foi algo determinante para os resultados dos mesmos, que procuraram superar o cansaço com muita determinação. Os tempos da maioria melhoraram ou se mantiveram próximo dos seus resultados anteriores, mostrando que estamos no caminho certo para atingirmos um nível excelente.

INTEGRAÇÃO
Há muito tempo não tínhamos uma viagem tão tranqüila. O grupo estava bastante unido, e, respeito, apoio, amizade e educação foram observados frequentemente entre todos. Tudo que foi proposto com relação a saídas, horários, locais das refeições, passeios, e outros, eram sempre aceitos sem nenhuma objeção e, por diversas vezes, decidimos o que íamos fazer em grupo, colocando em votação as opções, e sendo aprovado por unanimidade. Posso afirmar que este grupo foi 100% democrático e civilizado.

SOCIABILIZAÇÃO
Sempre considerei a parte social de uma competição, principalmente em outros estados, uma das mais importantes, pelo fato de que através desses momentos, no qual se tem um gasto grande por parte dos “PAI-trocínios”, os atletas tem a oportunidade de conhecer novos lugares, novas culturas, pontos turísticos, e através disso, adquirir novos conhecimentos. Nestas competições os atletas melhoram sua capacidade de integração com os companheiros através de jogos, brincadeiras, fotos, etc. Nesta viagem, o que não faltou foi alegria e diversão: rolou mímica no meio da praia, passeio de bugre nas dunas e de jangada em alto mar, “dança do quadrado” com a participação especial de Igor, Gabriel e Lucas, banho de mar em Genipabu para recarregar as energias, muitas e muitas fotos (Adson que o diga!), e a maior sensação da viagem foi a apresentação, ao vivo, na piscina do hotel, de “MC Crawl” e suas mulheres “Medleycias” (respectivamente Vitória, Lucas e ‘MoFiu’). Foi muito engraçado! É só conferir no vídeo!

Nesta viagem cada um dos atletas teve uma participação determinante para o seu sucesso. Rafael, o mais velho do grupo (só na idade), com suas frases rápidas e as vezes impossíveis de entender, seu lindo brinco de borboleta e sua nova aquisição: um porta-celular de “gatinho” pendurado no pescoço. Hmm, sei não!; Adson, o rei das fotos (foram quase 600!), tirou de todos os jeitos, comendo, nadando, a “la modelo”, no banheiro do avião e só não tinha dormindo porque ele não conseguiu fazer as duas coisas ao mesmo tempo; Raísa, a menina de ouro, foram duas medalhas de ouro e uma de prata, grande resultado, mas não foi só na medalha que ela se sobressaiu: carismática, alegre, preocupada com as outras atletas do grupo e... sonolenta. Impressionante! Nunca vi ninguém dormir tanto dentro do ônibus, acho que ela não viu nada da estrada, nem na ida, nem na volta. Aliás.., falando em dormir, outra que gosta de uma soneca é Katiúrsia, parecia irmã de Garfield. Ainda bem que para nadar ela ficava BEM acordada e nadou com muita garra, demonstrando que tem muita energia para gastar; Completando o trio feminino tivemos a Vitória, caloura do Sérgio Silva, gosta muito de fotos, simpática, sempre sorrindo e alegre com todos, era a mais rápida e estava sempre pronta para sair. Ah se todas as mulheres fossem assim! No quarto da bagunça estavam Igor, que se definiu como “filho do emo” (para quem não sabe, emo é o apelido ‘não-autorizado’ de Rafael) e comprou brinco, correntinha e tudo que o “pai emo” fazia, ele imitava, o que acabou registrando Igor na viagem como.. “Iguemo” e sua frase marcante: “Sou um excluído”. Mas só para constar, de excluído ele não tinha nada, estava sempre no meio da bagunça, brincando com todo mundo e no momento final, na contagem de pontos, somou nada menos que 6 pontos invictos, só de coisas “esquecidas” no hotel. Um recorde! Acabou pagando três prendas, escolhidas pelo grupo, no aeroporto. Lucas e Gabriel, também calouros da viagem, aceitaram todas as prendas colocadas pelo grupo na maior alegria. Gabriel, que veio de Maceió, estava super animado e descontraído: era o mais espirituoso! Acreditem: cantou o tempo todo (o problema é que ele não é muito afinado) e protagonizou muitas cenas engraçadas. Lucas não ficou muito atrás: engraçado, brincalhão e um dançarino de primeira! Junto com Gabriel e Vitória transformara-se em MC Crawl e as mulheres medleycias e protagonizaram um dos momentos mais engraçados da viagem. Hilário!

Esta viagem entrou para a história da AGITAÇÃO como uma das melhores! E sempre que eu estiver contando as histórias (né Adson?) vou lembrar com muito orgulho desta garotada! Vocês foram DEZ!

Escrito por Walter Thiessen
22/04/08



Nenhum comentário: