terça-feira, 31 de março de 2009

AGITAÇÃO/IATE VENCE O CAMPEONATO SERGIPANO DE NATAÇÃO - TUDÃO I SEM 2009

DEZ, NOTA DEZ!
Maravilhoso, espetacular, brilhante, empolgante, impressionante, fabuloso e todos os outros adjetivos que vocês souberem, servem para resumir o que foi a atuação da “Família Agitação” no Campeonato Sergipano, nosso famoso “Tudão”.
Ser campeão geral do evento foi apenas uma conseqüência de fatos e acontecimentos que marcaram esta competição. Tivemos garra, torcida, ótimos tempos, união, espírito de equipe, vontade de superar e todos os pré-requisitos que uma equipe precisa ter quando quer alcançar uma meta. No nosso caso, “agitar muiiiiito antes de nadar” e mostrar a todos, todos mesmo, porque somos heptacampeões sergipanos consecutivos.
Esta competição começou, na verdade, na sexta-feira a noite, quando tivemos a entrega do troféu dos “Melhores do Ano” da natação sergipana. Nesta festa tivemos quatorze atletas premiados como melhores em suas categorias. Tivemos ainda o troféu de melhor atleta feminino absoluto do Estado, que pela quarta vez consecutiva foi para a nossa atleta Raísa Ferreira, que também recebeu o certificado com inúmeros recordes sergipanos conquistados em 2008. O troféu de melhor equipe veio pela sétima vez consecutiva para a Escola de Natação Agitação e diversos atletas estavam lá presentes para dividirem esse momento importante.


A COMPETIÇÃO
O “Tudão” foi uma das competições com maior número de participantes dos últimos tempos. Cerca de 230 atletas de seis clubes. Número expressivo para a natação sergipana. A TV Sergipe prestigiou a competição e transmitiu três provas ao vivo, duas destas foram vencidas por atletas da Agitação. Na primeira, Uitan Alves sobrou na prova dos 50m livre, e marcou a excelente marca de 24”30, chegando bem próximo do seu objetivo para 2009, que é nadar na casa dos 23”. Não tenho a menor dúvida que ele irá alcançar este objetivo. Outra prova vencida por um “agitado” foi o 50m livre mirim. Gabriel Brasileiro, um dos destaques da competição em sua categoria, melhorou muito todos os seus tempos. Durante a competição tivemos muitas medalhas de ouro, prata e bronze. Um festival de pódios dos “agitados”. Com estes resultados maravilhosos, a Agitação foi campeã no mirim/petiz e no júnior/sênior. E na categoria infantil/juvenil ficou com a prata. No geral, somando todas as categorias, fomos os grandes campeões.

A TORCIDA
Foi um show a parte! Nunca, durante estes sete anos de vitórias, presenciamos algo parecido com a torcida desta competição. Sentimos um orgulho enorme de fazer parte dessa família. Ver todos os atletas e pais “carimbados” com as tatuagens, novidade da Agitação. Foi muito legal. Para onde olhávamos, o coração da Agitação estava estampado: no rosto, braços, costas e peito dos atletas e pais. Aproveito para parabenizar os organizadores desta torcida, batizada pelos pais de T.O.A. (Torcida Organizada Agitação): Marcelinha e Uitan, que fizeram todas as letras, organizaram as fantasias e coreografia. E para os que ajudaram diretamente na montagem da bagunça: Laís, Raísa, Andress, Vituh e Mateus. O que mais chamou a atenção na T.O.A. foram as “AgiTaDeTz” Andress (Kiwizinho), Uitan (Limãozinho) e Vitor (Laranjinha), os gritos de guerra, as músicas e a vibração de todos os presentes, cantando, aplaudindo, torcendo, e torcendo muito mesmo, por todos que estavam nadando. Gritos, buzinas, assobios e muita festa com os resultados! Esta torcida foi fundamental para o bom desempenho dos atletas dentro d’água, que ficaram empolgados e com uma vontade enorme de nadar e mostrar seu pontencial.
Vai ser muito difícil esquecer algumas cenas desta torcida: os gritos dos meninos puxando as provas, a comemoração do mirim/petiz na beira da piscina no final da competição, as músicas.. “Sou Agitação, sou da equipe que é heptacampeão” ou “Aqui não tem cansaço nem tão pouco covardia, aqui a natação é da melhor categoria”. Posso garantir sem medo de errar que sem essa torcida a competição não seria a mesma e vê-la em ação foi muito mais prazeroso do que receber o troféu de campeão geral.

O MIRIM E PETIZ
Esta categoria merece um destaque a parte. A participação de todos foi magnífica, não apenas pelos resultados, que foram excelentes, mas também pelo companheirismo, união, torcida e alegria. Os atletas mirins e petizes foram um dos grandes responsáveis pela nossa vitória e todos mostraram que os treinos realizados até o momento, os exercícios que temos feito “nariz, orelha” (né pessoal?) tem trazido bons resultados. Parabéns para todos vocês, fiquei muito feliz com suas conquistas!

SUPERAÇÃO
Ao longo de nossa trajetória de conquistas como equipe, tivemos diversos exemplos de superação dos nossos atletas: física e emocional. Quantas vezes um atleta não se sente preparado para uma prova e supera seu emocional e consegue bons resultados? Quantas vezes um atleta teve e uma competição anterior um resultado não satisfatório e na próxima competição nada a mesma prova e supera o medo de um resultado ruim e faz o seu melhor tempo? Quantas vezes o atleta passa por um problema físico e supera sua dor e seus limites físicos? Pois é, são várias as superações, praticamente todos os atletas já tiveram que superar alguma dificuldade, não é mesmo Loira, Miriam, Mateus, Marcela, Cristyna? Todos vocês sabem do que estou falando. Nesta competição gostaria de citar um exemplo: o pai/atleta Haroldo Oliveira. O cinqüentão mais sarado da Agitação. No início, apenas pai de Humberto e Carol. Hoje, atleta dedicado máster da nossa equipe. Apesar de seus objetivos serem as competições másteres do Estado, ele está sempre participando das competições de federação e no Tudão estava com uma dor intensa no joelho direito, mas por amor a equipe, fez questão de nadar e superou sua dor e nadou todas as provas em que estava inscrito. Não, isso não é normal. Mas faz parte de um atleta. Haroldo: temos orgulho de você ser atleta e fazer parte de nossa equipe. Seria muito bacana que todos fossem assim, com garra, determinação e amor a natação e a família Agitação.
TECNOLOGIA X “FORÇA DE BRAÇO”
Para encerrar este longo comentário deixei por último um tópico interessante. Algumas pessoas acham que a tecnologia é algo a ser superado pela “força de braço”. Isso é um enorme engano. O que adianta ter tecnologia sem ter “força de braço”? E pior ainda o que adianta ter “força” sem saber utilizá-la com a técnica correta? Seria um retrocesso enorme dizermos que a tecnologia não ajuda na melhora da performance dos atletas, principalmente depois de tantos recordes mundiais quebrados na natação na última Olimpíada. E graças a que? A tecnologia que define o melhor treinamento, a vestimenta adequada, e uma série de outros detalhes que fazem a diferença na hora de uma prova. Ter apenas “força de braço” não torna um atleta campeão. Antigamente o mais forte ganhava. Hoje, quem ganha é o mais técnico. E para o atleta ter resultado ele precisa aliar a técnica, força, dedicação, determinação, persistência, vontade de alcançar seus objetivos, respeito aos seus adversários e amor, muito amor ao que está fazendo. Ignorar a tecnologia é o mesmo que continuar andando de carroça no meio de uma rua movimentada de uma grande capital, onde imperam os carros equipados.

AGITE ANTES DE NADAR. VOCÊ VAI PERCEBER A DIFERENÇA!

Nenhum comentário: